Sugestão de Ordem de Leitura para a Saga Robôs/Império/Fundação:
Quando Asimov escreveu as histórias dos Robôs, os livros do Império Galático e a saga da Fundação, não tinha pretensão de que elas formassem uma cronologia única. No entanto, em meados dos anos 80, resolveu integrar oficialmente todas essas obras em um universo coeso. Para isso fez alguns ajustes aqui e ali nos livros que já haviam sido publicados e, desde então, muito do que escreveu faz parte do passado, presente e futuro de uma mesma história.
A maioria dos novos leitores fica em dúvida se deveriam ler os livros na ordem em que foram originalmente publicados, ou quem sabe na ordem cronológica dos fatos. E a resposta da maioria dos fãs experientes de Asimov, contando com alguns insights sugeridos pelo próprio autor das obras, é a seguinte:
Nem uma, nem outra.
A melhor ordem para você ler a totalidade da Saga é uma mescla das duas. Com a lista sugerida aqui, você não terá spoilers desnecessários antes da hora, terá um início suave com textos mais curtos e de fácil degustação, e poderá passar por toda a montanha-russa de sentimentos originalmente concebida pelo Bom Doutor, além de conseguir tirar o máximo proveito de todos os detalhes com os quais Asimov povoou essa obra magistral.
Vamos a ela:
01 – Eu, Robô
- Apesar de ser uma coletânea de contos sobre robôs, é a origem de tudo. Aliás, esse livro não é simplesmente uma coletânea, pois os contos, anteriormente publicados de forma independente, foram reescritos e costurados de tal forma que, no final, temos a sensação de uma curva de desenvolvimento, tanto para a importantíssima personagem de Susan Calvin como para o desenvolvimento da sociedade terrestre e seus robôs.
02 – As Cavernas de Aço; 03 – O Sol Desvelado; 04 – Imagem no Espelho (conto encontrado na coletânea Visões de Robô); 05 – Robôs da Alvorada; 06 – Robôs e o Império
- Essa quadrilogia (mais o conto que aparece no livro Visões de Robô) formam o que conhecemos como a Série de Elijah Baley.
- Além da história principal, mostra as primeiras incursões dos robôs ao espaço.
07 – Poeira de Estrelas; 08 – As Correntes do Espaço; 09 – Pedra no Céu
- Essa é a chamada Trilogia do Império Galático, porém os livros não estão conectados. Podem ser lidos em qualquer ordem, ou mesmo intercalados com os livros da quadrilogia dos robôs citados acima, se estiver em busca de variar um pouco o tema durante seu percurso.
10 – Fundação; 11 – Fundação e Império ; 12 – Segunda Fundação
- Essa é a chamada Trilogia Original da Fundação. Você também encontra os três livros em um Box com as edições separadas ou em versão Deluxe compilando todas elas.
13 – Limites da Fundação
14 – Fundação e a Terra
- Este é verdadeiramente o final da saga. Mas se você chegou até aqui, com certeza vai se divertir com os dois livros que Asimov adicionou posteriormente, a seguir:
15 – Prelúdio à Fundação; 16 – Origens da Fundação
- Apesar dos eventos retratados aqui serem anteriores cronologicamente, Asimov pressupõe que você já leu os livros publicados anteriormente e se refere a eventos e fatos descritos ali. Portanto se você cair na armadilha de ler os livros pela ordem cronológica, vai receber informações aqui que irão estragar as surpresas dos outros livros. Além disso, a maneira como Asimov fecha a obra é muito apropriada.
Agora que você já tem o mapa, vamos em frente! E saiba que você está prestes a começar uma viagem que irá marcar para sempre a sua vida!
João Wolf
P.S.: Ao comprar pelos links fornecidos acima você estará colaborando com a manutenção deste blog e possibilita a continuação do nosso trabalho. Obrigado!
0 comments