1939.014 – Robbie

Primeira apariçãoNa revista Super Science Stories em setembro de 1940.
Títulos AlternativosStrange Playfellow
Título em PortuguêsRobbie
Publicação no BrasilFoi publicada no livro Eu, Robô e Visões de Robô.
ComentáriosPrimeira história de Asimov sobre robôs. Foi publicada pela primeira vez em 1940. No entanto, em 1950, uma nova versão aparece em seu primeiro livro, Eu, Robô. Nessa nova versão, Asimov acrescenta a presença de Susan Calvin, sua famosa e icônica psicóloga de robôs, e faz com que o conto se encaixe na proposta do livro.
Outras Mídias:Estamos disponibilizando o conto em nosso perfil do SoundCloud, temporariamente. Clique neste link para ouvir, em inglês.
Ao comprar pelos links fornecidos acima você estará colaborando com a manutenção deste blog e possibilita a continuação do nosso trabalho. Obrigado!

Resenha: Sou suspeito para falar pois adoro todos os contos de Asimov sobre robôs. Este, sendo o primeiro, ainda é um tanto quanto simplório e juvenil, mas já apresenta alguns elementos interessantes ao explorar as reações e postura da humanidade quando colocada frente a frente com a inevitabilidade da existência destes novos seres que ela mesma criou. Além disso, traz uma abordagem praticamente inédita quanto aos próprios robôs. Até então, a ficção científica, com raríssimas exceções, retratava sempre a problemática “robô se volta contra seu criador”, o também chamado Complexo de Frankenstein. Asimov passou quase toda a sua vida demonstrando que os robôs podem, na verdade, serem grandes e fiéis companheiros para a humanidade. Robbie é, para muitas pessoas, o primeiríssimo contato que têm com Asimov, pois muitos começam a le-lo pelo seu livro mais famoso: Eu, Robô. Como porta de entrada para o universo asimoviano, a história cumpre seu papel com dignidade.

P.S.: Ao comprar pelos links fornecidos acima você estará colaborando com a manutenção deste blog e possibilita a continuação do nosso trabalho. Obrigado!

Publicar comentário